Plataforma virtual de currículos foi destaque em palestra da Semana de Contabilidade

Pertencente ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), que tem como objetivo principal estimular a pesquisa científica e tecnológica e a formação de pesquisadores brasileiros, a plataforma Lattes integra bases de dados de currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. O professor Robson Ramos Oliveira, de o curso de Contabilidade, demonstrou em sala como elaborar passo a passo um currículo no site, certificando a todos os estudantes que tudo o que é pesquisa no Brasil passa pela plataforma Lattes.

Um Projeto de Iniciação Científica (PIC) gera credibilidade caso um aluno queira prestar concurso ou concorra a uma vaga de emprego, pois é uma carga de experiência que o mesmo leva para a vida e que pode ser acrescentada ao seu currículo. Na UVA, por exemplo, existe o PIC UVA, que estimula, em todos os cursos de graduação, o potencial acadêmico e científico dos alunos.

A pesquisa é um investimento que o indivíduo faz não só em serviço da sociedade em que se insere, mas também em prol de si mesmo. Ele escolhe um problema, uma situação, e trabalha em cima disso, fazendo um levantamento de pesquisa que pode trazer muitas propostas, grandes resultados e oportunidades para a sua vida. Isso é o que pode acontecer na elaboração de um TCC. Nesse sentido, a plataforma Lattes garante um vasto acervo de informações científicas relacionadas ao pesquisador, por ser uma base de dados pública.

Laboratório de Comunicação Interna, Debora Senra, 6º período do curso de Jornalismo, Universidade Veiga de Almeida, campos Tijuca.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: