Por Trás da CASABFILMES

No dia 27 de setembro as 20:30 aconteceu uma aula aberta via Microsoft Teams para os estudantes de comunicação que levava o nome de Produção Audiovisual: por trás da CASABFILMES. A palestra com Jonatas Goulart, diretor cinematográfico, contou também com a mediação do professor Evângelo Gasos.

O intuito da mesma era abordar a trajetória da CASABFILMES, com foco na diversidade de conteúdos e gerenciamento de projetos que equilibram renda para uma atividade audiovisual sustentável e os trabalhos criativos independentes.

O palestrante Goulart contou um pouco sobre sua trajetória no audiovisual para os alunos. Vindo de uma família de artistas, o produtor começou sua trajetória na música e após “sobreviver”, resolveu migrar para o audiovisual como uma forma de continuar trabalhando com seu talento.

No final de 2007 para início de 2008, Goulart fez um curso no CCAA sobre audiovisual e relata que aprendeu muito, tanto na área profissional quanto na  pessoal. Para pagar o curso em questão, o produtor teve que ficar com o nome sujo para conseguir sustentar o curso. “Sempre fui muito batalhador, até me emociona falar sobre isso.”

Ainda no ano de 2007, o produtor contou que fez o seu primeiro vídeo para seu próprio casamento. Anos depois, Goulart ficou conhecido justamente por esse tipo de conteúdo. Em 2011, pequenas produções precisaram virar estabilidade. Tal acontecimento se deu através de vídeos de casamentos, pois o produtor via tal mercado estabilizado. No final do mesmo ano, criou a CASABA, produtora audiovisual de filmes de casamento junto de outros dois amigos, Elton e Eliseu. “Não existe escola maior do que o mercado de casamentos.”

O produtor teve que vender tudo que tinha de valor no ano de 2012 para pagar uma passagem para os Estados Unidos, a fim de conseguir comprar equipamentos, pois segundo o mesmo a parte tecnológica é essencial.

Por vir do mercado da música, os projetos mais ousados são os que mais atraem o produtor. Foi no ano de 2014 que conseguiu juntar as suas duas paixões, o audiovisual e a música, com o clipe do artista Danny Sax – Cheia de Charme. Após o vídeo de Danny, o produtor entrou de vez no mercado da música com o clipe da já renomada Kelly Key – Controle. Tal música lançada no ano de 2015 ficou marcada como a volta da cantora.

No ano de 2020, Goulart e um amigo foram para capitólio gravar um programa que levava o nome de Anywhere. O projeto consistia num vídeo no meio do deserto com um carro emprestado, tudo feito pelo produtor. Depois de já terminado o vídeo, o produtor conseguiu vendê-lo para a empresa automobilística Jeep. Através do mesmo clipe, ainda conseguiu outros três grandes clientes. “Não tenham medo de criar projetos, criem projetos relevantes.”

Ao ser perguntado como a pandemia afetou a produção dos clipes, Goulart compartilhou que o antigo escritório na Barra da Tijuca teve que fechar as portas para reduzir os gastos. Como o mercado de casamentos é o principal da empresa, na pandemia, teve que ser cortado, pois, os noivos estavam trocando as datas. Com o dinheiro do aluguel do escritório,  o produtor o transformou em salário para funcionários, que eram, até então, freelancers. 

Ainda sobre a pandemia, o produtor afirmou que muita gente quebrou, mas a pandemia ainda assim fez o audiovisual crescer para aqueles que sabiam vender. A CASABA, que significa melão nos mini mercados dos EUA, vendia de dois a quatro casamentos por mês e, após a pandemia, começaram a vender cinco.

“Nada é feito em vão, se acredita arrisca. Se não der certo, tente outra coisa.”

Jonatas Goulart

 Thiago Chavantes, 6º período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: