Primeira live da Equipe de Pesquisa em Saúde da UVA fala sobre o suicídio em tempos de quarentena

Na última quinta-feira (21), a Equipe de Pesquisa em Saúde da UVA – Acolhimento e prevenção ao suicídio, depressão e ansiedade, estreou a nova página do Instagram, com a realização de uma live com o tema “Dor e ato: uma conversa sobre o suicídio em tempos de quarentena”. A professora, psicóloga clínica e organizacional e supervisora da equipe, Barbara Carissimi, conduziu o bate-papo com o aluno de psicologia do 7º período e supervisando, Felipe Lyrio. O objetivo da live foi abrir os olhos das pessoas para a importância da discussão do suicídio e a necessidade de construir uma sociedade sensível ao entendimento da dor.

“Estamos diante de duas pandemias: uma do coronavírus e uma do suicídio. Mas uma, todo mundo está falando e a outra, ninguém fala” foi a frase que Barbara usou para iniciar a conversa. Dados apresentados por Felipe mostram que mais da metade das mortes violentas do mundo são por suicídio, sendo a segunda causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos e até o presente momento, o Brasil ocupa a 8ª posição no ranking mundial. Portanto, entende-se a importância da luta para que o assunto deixe de ser um tabu e passe a ser discutido com mais frequência. Pois, de acordo com a psicóloga, falar é a melhor solução.

Essa precariedade psíquica geralmente é associada a fatores como depressão, uso de drogas e álcool, bullying, violência sexual, abuso ou violência doméstica. Durante a conversa, os palestrantes frisaram a necessidade do acolhimento da pessoa que esteja passando por algum desses problemas que a leve a pensar em suicídio, de modo que seja possível entender a dor da alma para reverter a situação. Para isso, é ideal que haja um espaço de fala e conforto. 

A próxima live da Equipe de Pesquisa em Saúde acontece na quinta-feira (28), às 16 horas, por meio do Instagram @pesquisasuicidio.spauva e contará com a presença de Ricardo Barreiro, advogado e gerente corporativo de prevenção de riscos e perdas. O tema será “Prevenção do suicídio: a abordagem humanizada da Rede Windsor de hotéis”. 

Clarissa Lomba Gonçalves, 6º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: