Primeiro Festival de CIT&C apresenta palestra sobre Realidade Aumentada

Para o primeiro festival de CIT&C (Ciência, inovação, tecnologia e criatividade), no dia 25 de outubro às 17h aconteceu uma palestra para os estudantes de engenharia e arquitetura que levava o nome de ”Experimentando a Realidade Aumentada com Recursos Gratuitos.” A palestra contou com a mediação do engenheiro civil e professor da Universidade Veiga de Almeida, Thiago Araújo.

Dando início a palestra, o professor começou comentando sobre as realidades imersivas e utilizou como modelo a apresentação da Samsung, onde um avestruz utiliza os óculos de realidade virtual e muda sua perspectiva.

Querendo demonstrar onde a realidade aumentada poderia atuar, Araújo mostrou os seguintes exemplos: A melhora da visualização do estudante, a interação do estudante com o conteúdo, o fornecimento de material para o conteúdo, o desenvolvimento do poder de experimentar, a aproximação do estudante com o conteúdo, conseguir atingir a emoção e demonstrar experiências muitas vezes inviáveis fisicamente.

Citando sobre as diferentes tecnologias, o professor comentou que as mesmas vão estar entre o mundo virtual e o mundo real, algumas mais imersivas como os óculos; mas que todas interagem entre o mundo real e o virtual.

A realidade aumentada interage com o que se entende por “mundo real”, adicionando elementos e situações que podem ser visualizadas por meio de dispositivos em ambientes familiares. O exemplo mais comum é o conjunto de filtros da rede social Instagram, que possibilita incluir elementos, personagens e até modificar as aparências das pessoas em fotos e vídeos.

Além dos exemplos já mencionados, Araújo citou também o jogo PokemonGO como modelo de realidade aumentada, o jogo fazia com que se procurasse os Pokemons no mundo real através de seu celular usando também a geolocalização.

O Google é outro site que também conta com a realidade aumentada. Ao buscar um tigre por exemplo, existe a opção de vê-lo em tamanho real no seu espaço, fazendo assim com que o tigre apareça em seu formato exato através da câmera do seu celular. Além do Google Measure, um aplicativo em que se pode medir a mesa com a realidade aumentada, o aplicativo em questão entende onde você está e a distância dos pontos, trazendo assim uma medida aproximada.

“A finalidade de explorar essas tecnologias é literalmente aprender, melhorar o nosso conhecimento. Quando a pessoa interage com o tigre na sua própria casa, ela tem experiência, ela melhora essa experiência com o próprio objeto, podendo discutir acerca do mesmo. Nós na engenharia, na arquitetura e no design trabalhamos com o visualizar para o entender.” Citou Araujo.

A fim de explicar a funcionalidade da realidade aumentada em diferentes áreas o professor deu os seguintes exemplos: para a arquitetura, design e engenharia a realidade aumentada serve para a visualização de produtos de forma dinâmica e interativa; no turismo as informações dos pontos turísticos estão diretamente nos celulares dos visitantes; na área da saúde onde há um entendimento melhor do corpo humano com modelos tridimensionais e na psicologia por meio de tratamentos de medo e disfunções do psicológico.

 

Por: Thiago Chavantes, 6° Período

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