Projeto Acolher

PAR UVA ampara os alunos ao longo da graduação

 

O Projeto de Acolhimento ao Estudante da Universidade Veiga de Almeida (PAR UVA) tem como objetivo acompanhar os alunos, de qualquer curso, desde os primeiros períodos até a conclusão da graduação com suporte e apoio acadêmico e pedagógico. O programa visa auxiliar e encaminhar os alunos após aulas de nivelamento e apoio psicológico. Os estudantes que sentirem necessidade de acompanhamento podem procurar pelos professores Leila Mourão, Cristina Varandas, Marco Rocha, Cleiton Silva e Daiane Santos, que encaminharão o apoio necessário.

 

O programa foi idealizado em 2016 pela Direção Acadêmica, após visita da professora Jacqueline Maia de Miranda ao projeto Bem-Estar, na cidade Sincelejo, na Colômbia.  No início, somente alunos dos cursos de Nutrição, Direito, Odontologia e das Engenharias Civil e de Produção eram atendidos. Uma vez consolidado, o PAR UVA passou a atender estudantes de todos os cursos, melhorando não só o bem-estar ao longo da vida universitária, contribuindo para melhorar a evasão. 

 

“Mais da metade dos alunos não concluem os cursos nos quais se matricula”, ressalta Jacqueline. Dentre os fatores, ela enumera os econômicos e emocionais, além da pressão da autonomia e responsabilidade que são exigidas no ensino superior. No 4° período de Engenharia Civil, Vitor Hugo da Silva Junqueira Cruz procurou o projeto para pedir orientação após ter ficado desempregado, o que dificultava a continuidade e permanência no curso. “Há cerca de um mês, a professora Leila Mourão me acompanha e o apoio tem sido fundamental. Ela tem me mostrado que a vida é feita de fases e que há incentivo para nunca desistirmos”, declara.

 

O projeto está à disposição dos alunos. Para agendar acompanhamento, basta entrar em contato com os professores pelos e-mails institucionais: [email protected], [email protected], [email protected], [email protected] e [email protected]

 

Por Fabyane Melo, 6° período 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: