Projeto Live UVA alerta para cuidados no descarte de lixo durante a pandemia

A live da última quinta (28) do Projeto Live Uva contou com a presença do professor de engenharia ambiental, Carlos Canejo. Pelo Instagram da Universidade Veiga de Almeida, a conversa foi sobre mais um assunto que aflige a sociedade nesse momento de crise, o descarte de lixo e os principais cuidados que devem ser tomados em relação a ele nessa pandemia. 

 

Segundo o professor, o  comportamento utópico seria que o descarte dos resíduos fosse feito como nos hospitais, considerando o grande risco de infecção. Tendo em vista essa impossibilidade, a população deve fazer a sua parte para contenção de riscos, como dar preferência a lixeiras acionadas por pedais, que devem ser cheias até no máximo dois terços da capacidade, e em caso de ciência da infecção por coronavírus, uma etiqueta precisa sinalizar o risco elevado de contágio. 

 

Mesmo que os passos pareçam básicos, o professor acredita que a população enfrentaria resistência em segui-los caso fossem parte de uma cartilha oficial de descarte. Ele afirma que os 3Rs – reduzir, reutilizar e reciclar vem sendo difundidos desde a Eco 92, e mesmo assim não são seguidos. É um momento complicado, já que a ciência básica, em certa medida vem sendo questionada.

 

Mesmo com todos os problemas e mortes causadas pela Covid19, Canejo vê no coronavírus uma oportunidade de entender que o meio ambiente não existe para servir o ser humano, e que a superioridade da espécie  é uma ilusão. “Precisamos entender que o meio ambiente não está aqui para nos servir. Devemos coabitar.”, finaliza o professor.

 

Letícia Freitas, 6° período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: