Psicologia na saúde e na sociedade

Campus Tijuca da UVA recebe a XXIII Semana de Psicologia 

O campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA) recebeu entre os dias 26 e 30/8 a XXIII Semana de Psicologia, o XVI Encontro do Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade, e o XIX Encontro do Doutorado, Saúde e Sociedade, que têm como objetivo, em mesas redondas e palestras, debater temas da área da Psicologia com alunos, ex-alunos, docentes  e interessados no assunto.

A abertura contou com a presença da coordenadora do curso, Danielle Lamarco, e a aluna do sexto período, Yasmin Porto. As duas explicaram sobre o novo projeto dos alunos, o Centro Acadêmico, e o que ele representa.

Para a aluna do segundo período, Vitória Santos, a atenção para o evento é necessária, pois os alunos conseguem adquirir, através das experiências dos palestrantes, maior aprendizado em diversas áreas. “Ajuda no conhecimento e esclarecimento na prática. Podemos também ouvir a opinião de quem já trabalha, para obter orientação para a nossa carreira”, diz.

Ao longo da semana, as palestras abordaram temas diversos relacionados à saúde e à sociedade. Palestras como Ética, Política e Corpo basearam as discussões em projetos de mestrado e doutorado das alunas Andreia Camargo, Mônica Vulej e Vera Stooco, orientados pela professora Sônia Borges.

Dentre os palestrantes, o terapeuta gestáltico Marcelo Pinheiro da Silva  falou sobre Encontro, Superação e Saúde, a partir da Terapia Gestalt. Comparando o psicólogo a um antropólogo, já que é necessário entender um pouco mais sobre o paciente e seu passado para poder direcioná-lo para o caminho que levará a superação do problema, afirmou: “na gestalt-terapia não há modelo de certo ou errado”.

O evento acontece todos os anos e este ano coincidiu com a data em que é comemorado o Dia do Psicólogo (27 de agosto). Todos os anos, as pesquisas e temáticas em estudo na graduação e pós-graduação integram alunos de todos os períodos, além de mestrandos, doutorandos e egressos, na discussão de temáticas relevantes para a sociedade e, dessa forma, a profissão de psicólogo.

 

Por Fabyane Melo, 6° período e Fabyene Melo, 6° período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: