Quarenta criativa discute os desafios da pandemia para a publicidade

 O CEO da X-Tudo Comunicação, Marcelo Gorodicht, mais conhecido como Gorô, participou da live do Media Lab na quinta-feira (30), conversando sobre o esforço que está fazendo para que a agência de publicidade sobreviva à quarentena, já que dos dez clientes, apenas três decidiram manter o contrato. 

Com a diminuição drástica na receita, uma das primeiras medidas a ser tomada foi a renegociação com os funcionários, que estão trabalhando em home office. Na busca pela manutenção do quadro completo, evitando demissões, reduzir temporariamente os salários se tornou fundamental. 

A criatividade para atender os clientes que permaneceram passou a ser mais necessária do que nunca. Gorô relatou como a adaptação se deu para atender o seu maior cliente, o Flamengo. Com a impossibilidade de realização de jogos de futebol, a decisão foi aproveitar a disponibilidade dos torcedores e fazer muitas postagens nas redes sociais.

No início, a ideia era prestar serviços relacionados à quarentena para o torcedor com a ajuda dos funcionários do clube, como dicas de alimentação, exercícios para fazer em casa e como se proteger do coronavírus.  Depois veio o entretenimento, com jogos dos sete erros e vídeos com compilações dos melhores momentos de cada jogador. Também foram criadas as seções Flapets, pedindo fotos dos animais de estimação vestindo o escudo do time, e Desenho do Torcedor, no qual eles poderiam enviar suas artes para serem postadas na página oficial. Além disso, o quadro Fla pelo Mundo, em que torcedores mandam fotos torcendo, foi adaptado e passou a ser o Fla em Casa pelo Mundo.

Com a dificuldade de conseguir material novo, veio a ideia de trabalhar com a história do Flamengo e revivê-la no imaginário do torcedor. Criou-se no Youtube o quadro Meu Jogo Inesquecível, com ídolos dando relatos e revivendo no imaginário do torcedor jogos que mudaram a história do clube.

Mas o canal não é alimentado apenas com vídeos editados. Uma coisa que a quarentena potencializou foi a live. O clube conta com lives diárias no canal. A programação tem o Papo Virtual, no qual jogadores e outros integrantes do clube dão entrevistas, o Na Palma da Mão, com músicos flamenguistas, e Desafio do PES, disputa de videogame entre o apresentador e um jogador do clube, quadro que de grande sucesso.

Além do papel de entreter o torcedor, o clube doa às comunidades do Rio de Janeiro garrafas de álcool em gel com a logo do time, para ajudar na prevenção do Covid-19. Foi liberada a utilização do escudo do Flamengo na confecção de máscaras para qualquer pessoa física que tiver interesse em comercializá-las. 

O Flamengo fez o seu papel na prevenção, mas não deixou de prestar solidariedade aos torcedores infectados. O quadro Ligação Solidária surpreende torcedores contaminados com o vírus com uma ligação de seu ídolo, que pelo telefone o deseja força nesse momento de dificuldades.

Letícia Freitas, 6° período.

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