RH Talks promove debates sobre a comunicação atual

Na última terça-feira (6), o RH da Universidade da Veiga de Almeida, promoveu uma palestra virtual, pela plataforma do Teams. A conversa do RH Talk ficou por conta das professoras do curso de Comunicação Social, Cecília Seabra e Mônica Miranda. A estagiária de Recursos Humanos da universidade, Caroline Molina, ficou responsável pela mediação. 

Mônica Miranda, abriu a palestra e norteou o evento com a pergunta: “qual o valor do seu sorriso?”. A professora continuou o debate com uma breve explicação sobre a comunicação não verbal nas relações pessoais. E complementou dizendo que o sorriso no rosto já “quebrou” diversas barreiras na sua carreira. 

A professora Mônica continuou a palestra e chamou atenção para o quanto é preciso enxergar a vida com um pouco mais de humor e leveza. “Precisamos sorrir para nós primeiro e só depois podemos fazer isso para o próximo. É uma prática. O sorriso é uma maneira de comunicação não verbal, você já deu um sorriso hoje? Muitas vezes passamos o dia agitados, com problemas e não damos valor as pequenas coisas”. Para a professora quando os sentimentos não são verbalizados o corpo começa a  adoecer.

Cecília Seabra, seguiu a palestra orientando como planejar e colocar em prática um plano de comunicação interna. “Antigamente a marca controlava o processo de comunicação interna. Hoje é preciso ter uma bom, conteúdo, estratégias e inovação. A comunicação ainda é tratado como algo puramente técnico. É preciso ter empatia com o próximo e trabalhar como um elo”, comenta a professora.

Ainda para a professora Cecília, as demandas da marca precisam ser capacitadoras de fortalecimento. Ou seja, não há alguém que pague uma equipe de comunicação interna para sujar a reputação da empresa e sim para identificar os problemas. É preciso pensar quais são os interesses do público, da organização, dos públicos de relacionamento. “Ninguém existe sozinho, como marca e pessoa” afirma Cecília. 

Para encerrar, Cecília Seabra ressalta que uma marca sem alma é marca sem clientes. Para exemplificar, a professora cita o fundador da Universidade Keio, Yukichi Fukuzawa: “essa pessoa instruída aprendeu sobre as coisas, mas não sobre as conexões entre ela. Por isso, ignora o princípio da ligação mútua entre todas as coisas. O aprendizado consiste, unicamente, em compreender a relação mútua entre as coisas. E o aprendizado que ignora essas relações não em utilidade nenhuma.” 

Marcelle Abrantes, 8° período.

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