Roda de Conversa: Grupoterapia e Grupo Operativo – teoria e técnica

No primeiro festival de CIT&C (Ciência, inovação, tecnologia e criatividade), na quinta-feira (21) rolou um bate papo, mediado pela professora Barbara Cassini. A iniciativa do tema veio através da percepção da professora em notar a extrema importância dos trabalhos em grupo realizados pelos alunos do curso no período de pandemia. O evento teve como nome “Roda de Conversa: Grupoterapia e Grupo Operativo – teoria e técnica”.

Através de perguntas como “O aspecto que você mais admira em si, em qualquer âmbito?” e “Quais três coisas/pessoas/situações mais importantes na vida de vocês?” a professora deu início ao bate-papo com intuito dos outros participantes olharem para si e aspectos da sua vida e de uma ótica geral. Após as repostas dos participantes, a professora deu continuidade na dinâmica questionando o que mais tira do sério os mesmos.

As perguntas citadas anteriormente tinham como intuito simular um possível primeiro encontro onde poderia ser proposto esse tipo de discussão, a fim de criar identificação entre os participantes.

De modo a explicar a dinâmica proposta, a mediadora citou a teoria do vínculo do psicanalista Henrique Pichon-Rivière; “É fundamental que essas pessoas estejam vinculadas, isto é, uma mutuação interna, ou seja, estou vinculado a uma pessoa quando essa pessoa deixa de ser indiferente para mim, quando passa a falar dela, a sentir algo por ela, seja positivo ou negativo.

A segunda dinâmica proposta pela professora seria uma atividade para Grupos Operativos que poderiam ser aplicadas em qualquer faixa etária desde que fosse uma temática que tenha a ver com aquele grupo.

A dinâmica que leva o nome de Árvore dos Problemas, tem como premissa imaginar uma árvore; o problema seria o tronco, e a partir disso frutos surtirão que seriam as consequências e as raízes seriam as causas. A partir disso, Barbara levantou a questão do suicídio ser a maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos perdendo apenas para acidentes de trânsito. Diante do tema proposto, a professora perguntou aos participantes quais as maiores causas para este problema. Após as respostas dos mesmos, Barbara questionou as consequências deste problema para a sociedade. Por fim, a professora perguntou aos integrantes do grupo o que podemos fazer como sociedade para reverter o problema.

 

Por: Thiago Chavantes, 6° Período

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