SECOM 2021 convida jornalista da Folha de São Paulo para falar sobre história centenária do veículo

O terceiro dia da Semana da Comunicação (SECOM) da Universidade Veiga de Almeida teve a presença de Luciana Coelho, jornalista e secretária-assistente de redação da Folha de São Paulo. A palestra foi mediada pelas alunas Thayane Melo e Mariana Oliveira e teve como tema os 100 anos de atuação do jornal no país. Prestes a completar 20 anos de trabalho em um dos principais veículos de comunicação do Brasil, Luciana contou um pouco da sua trajetória, os desafios da profissão e mostrou a importância de celebrar o aniversário da Folha de São Paulo, que está há um século a serviço da democracia. 

A colunista já atuou em diferentes áreas da profissão e possui um vasto currículo. Em 2018, venceu o Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo com uma equipe de 22 pessoas pela edição da série multimídia “Um Mundo de Muros”, premiada ainda com o Rey de España. Ela relata que sua trajetória na Folha de S. Paulo começou em 2002 na Folha Online cobrindo economia, em 2004 foi para Nova Iorque como correspondente júnior e em 2005 cobriu a eleição do ex-presidente George Bush.

Luciana também foi correspondente internacional na Europa. Em 2009, foi escolhida para trabalhar em Genebra, na Suiça. Depois recebeu o convite para ser correspondente em Washington, nos Estados Unidos, justamente no período de reeleição de Barack Obama. “Foi um período muito rico para cobrir os EUA e eu tive oportunidade de me dedicar a um tema que eu sempre me interessei e já tinha feito um pouco na Europa, que é a pobreza em países ricos. É um assunto muito mal retratado, tanto pela imprensa local mas sobretudo pela mídia internacional”, relembra a jornalista. Ao ser questionada sobre a atuação de uma correspondente internacional, ela enfatiza que foi um momento bem solitário, mas de muito aprendizado. “Não é só glamour como muitos pensam. Nunca aprendi tanto na minha vida, todos os dias eu aprendia algo novo, é uma experiência raríssima.”

Luciana, que era editora do Núcleo de Cidades, onde comandou a cobertura da pandemia de Covid, agora está há quase um mês exercendo um novo cargo na Folha. Hoje ela trabalha como secretária-assistente de redação, que é o setor responsável por coordenar toda a produção e edição do jornal. A respeito da temática dos 100 anos de atuação da Folha de S. Paulo, a jornalista enfatiza que em todos esses anos, o veículo está em constante evolução. “É importante mostrar que o jornal está sempre se reinventando em cima de bases sólidas, sempre ousando e buscando algo novo, investindo em projetos que às vezes passam fora do radar”.

Apesar de já ter atuado em coberturas de massacres, atentados, tragédias e diferentes ataques, Luciana revela que trabalhar na pandemia da Covid-19 superou todos esses cenários. Ela passou um ano cobrindo exclusivamente a crise pandêmica e não hesita em dizer que foi tudo muito intenso. “É difícil cobrir rotineiramente enterro e morte, por mais que você não conheça todas as pessoas não tem como não se comover”. Além disso, a colunista destaca que esse período a consumiu mais emocionalmente do que qualquer outra história que já vivenciou.

A cobertura da pandemia foi muito mais dolorida do que cobrir qualquer atentado, protesto violento, guerra. Teve uma semana que todo dia morria alguém que eu conhecia. É muito difícil escrever sobre isso e não ter perspectiva de quando vai acabar. É muito doído para quem trabalha com informação

(Luciana Coelho)

No final do evento online, que durou quase duas horas e reuniu mais 100 espectadores, Luciana ressaltou a importância dos futuros profissionais de comunicação insistirem na carreira e deu dicas para os alunos que estão em formação. “Leiam muito. Busquem sempre aprender. Sejam curiosos, não se deem satisfeitos com a primeira resposta. O jornalista tem que ser um inquieto, questionador. Não desistam, nós precisamos de vocês para perpetuar essa área. Quero ver todos vocês no mercado trabalhando muito e sem perder a consciência do que moveu vocês a escolherem o jornalismo”.

Manoela Anjos – 7º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: