Semana da Contabilidade UVA debate sobre dilemas da reforma tributária

A Semana da Contabilidade contou com a presença do professor Paulo Pêga na sua estreia nesta segunda-feira (16). O evento promovido pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade Veiga de Almeida, foi transmitido para o público por seu canal no Youtube e tratou sobre os dilemas da reforma tributária.

O professor começou comparando o sistema tributário brasileiro e suas altas taxas com uma pessoa doente que precisa de ajuda para se recuperar. Para essa recuperação, ela afirma que é necessário pensar em que país o povo brasileiro deseja viver. Para isso devem ser levados em questão fatores importantes como educação, segurança e saúde e com isso os tributos devem ser planejados de forma a não serem nem maiores nem menores do que o necessário.

Paulo enxerga no imposto de renda como parte da solução para redução dos altos tributos cobrados aos brasileiros. Na criação do sistema tributário houve a escolha de não taxar lucros visando gerar grandes investimentos no país, objetivo que não só não foi alcançado como gerou o efeito contrário.  O Brasil é hoje o segundo país com maior concentração de renda no mundo, perdendo apenas para o Catar.

E a desigualdade não para de subir. Segundo Paulo nos últimos anos a tributação em cima da renda de pessoas que recebem mais de 40 mil reais por mês diminuiu e a das pessoas que recebem menos de 3 mil reais aumentou. Ele ainda afirma que por mais complexo que o problema seja o simples interesse da população e do congresso já seriam o suficiente para iniciar a reforma, uma vez que para mudar certas realidade não é necessária uma simples maioria no congresso sem a necessidade de mexer na constituição. 

Letícia Freitas, 7º período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: