Seminário de enfermagem aborda doenças sexualmente transmissíveis em idosos

Na segunda-feira (4), aconteceu mais uma palestra organizada pela coordenação e pelos professores do curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. A discussão foi sobre “Cuidado terapêutico de enfermagem: transições da sexualidade do cônjuge-cuidador da pessoa idosa”, com a enfermeira Claudia Feio Lima.

A palestrante abordou a sexualidade dos idosos e a metodologia que utilizou na pesquisa de doutorado, cujo tema foi cônjuge-cuidador. Falar de metodologia de pesquisa é sempre importante, sobretudo para os alunos que estão produzindo monografias. Cláudia ressaltou que atualmente grande parte das mulheres que contrai HIV possui mais de 50 anos, apontando que além do aumento das relações sexuais há também muita desinformação sobre prevenção.

Mesmo a sexualidade feminina sendo uma  preocupação constante da saúde pública, esse tema ainda é pouco abordado, muitas vezes representando um tabu na sociedade. Percebe-se uma tendência do aumento da doença e dos problemas psicológicos a partir disso, o que torna o trabalho dos enfermeiros que atuam nessa área fundamental, pois  se apresenta, também, como uma terapia, principalmente para pacientes mais idosos.

A palestra deixou claro que é sempre bom ser consciente quando o assunto envolve relações sexuais. É preciso se cuidar e cuidar do seu parceiro, estar bem informado sobre o assunto e as consequências das doenças sexualmente transmissíveis. Para os mais idosos, esse tipo de informação não chega facilmente. Então, seria também importante que os mais novos os ajudem nessa conscientização. 

 

Por Lucas Bacil, 7º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: