Sustentabilidade para todos

Coordenador da UVA participa do programa Tempero de Família do canal GNT

 

O coordenador dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores e das pós-graduações em Arquitetura e Cidades Sustentáveis, Arquitetura Empresarial, Design de Interiores e Cenografia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Carlos Murdoch, participou do programa Tempero de Família, do canal GNT, para abordar o tema da sustentabilidade. 

O convite para participar do programa veio de um ex-aluno que hoje é designer de ambientes e cenários para televisão, cinema e trabalha para a Rede Globo e associadas. “Já carrego esta bandeira há mais de 20 anos em sala de aula e, pouco a pouco, percebo que a diretriz que tomei lá atrás foi uma decisão certa. Venho plantando esta semente nos milhares de estudantes que passam pelas minhas aulas. Portanto, é natural que quando se fala em sustentabilidade, acabam associando ao meu nome”, disse. 

Segundo Carlos Murdoch, falar de sustentabilidade é mais que um prazer, é uma necessidade. Quando o professor começou a levantar essa bandeira, recebeu olhares desconfiados e ideias de que era um movimento de “hippie e alternativo”. Perceber que o assunto ganhou importância indica que valeu a pena persistir. “Externar a ideia para uma audiência maior foi um grande prazer. Rodrigo Hilbert é uma pessoa muito gentil, com uma ótima energia e trato com todos da produção. Tem mente rápida e aberta. Seu sucesso é mais do que merecido. Desenvolvi um roteiro com a produção para falar de energia e alternativas para a diminuição de gases estufa. Durante o programa, construí com as crianças um grande cata-vento para gerar energia eólica (limpa) que funcionou muito bem”, comenta. 

Murdoch afirma que falar de sustentabilidade para as crianças é honrar o lema do movimento: “não deixemos dívidas para as próximas gerações”. O programa Tempero de Família abordou os conceitos básicos de sustentabilidade de forma simples para que todos pudessem entender. Os assuntos principais foram os benefícios, causas e consequências de cada energia no meio ambiente.Tratamos de matrizes energéticas limpas (eólica e fotovoltaica) e sujas, gases estufa, o lado bom e perverso da energia hidrelétrica (que é base no Brasil) e ainda construímos um captador eólico (cata-vento). E por fim produzimos na prática uma experiência com as crianças. Uma verdadeira experiência maker! Metodologia de ensino e aprendizado que foi definitivamente incorporada pela UVA”.

 

O programa pode ser visto por meio deste link, mas será preciso ter uma conta NET.

 

Fabyane Melo, 8° período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: