“Talk UVA: a contabilidade na pandemia” discute o cenário empresarial futuro

Na última quinta-feira (4), Alessandro Ribeiro, aluno de Contabilidade da UVA, falou sobre os efeitos da pandemia na reavaliação de ativos e nos lucros de empresas na palestra Talk UVA: A contabilidade na pandemia. A pesquisa apresentada foi feita com informações disponíveis na B3, bolsa de valores do Brasil.

Bens de empresas podem ter valoração alterada dependendo de fatores como depreciação e demanda. Com uma forte mudança no consumo durante a pandemia, é necessário reavaliar os ativos por meio do teste de impairment, que determinará as perdas. Alessandro cita fatores que dificultam esta análise, como alta volatilidade dos mercados financeiros e desvalorização cambial.

A incerteza quanto à volume de vendas e custos futuros deve ser considerada, segundo Alessandro. Algumas empresas optam por comércio online e entregas para evitar o acúmulo de estoque e a desvalorização da mercadoria, mas o cenário deve ser analisado para garantir que as mudanças não tragam custos indesejados. Alessandro conta o exemplo da Amazon, que teve redução nos lucros mesmo com aumento de vendas devido à diferença de custos durante o período de quarentena.

Apesar das alternativas, alguns setores têm demanda zero. No futuro, Alessandro acredita que muitas empresas não se recuperarão dos grandes empréstimos.O cenário pós-COVID-19 será com poucas pessoas nos escritórios. Sem ser possível afirmar as consequências do impacto da pandemia, Alessandro encerrou dizendo que o pessimismo exacerbado é tão prejudicial quanto o otimismo extremo.

 

Julia Barroso, 6º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: