Teoria dos Grafos auxilia na busca por soluções do dia a dia

Em meio a tantos problemas sociais, a Teoria dos Grafos surge como uma alternativa para identificar e buscar soluções. Essa foi a proposta da palestra ministrada pelo pesquisador e professor pesquisador e professor de matemática avançada do Instituto Militar de Engenharia (IME), Marcos Santos. Promovida pelo curso de Sistemas da Informação da Universidade Veiga de Almeida, o encontrou ocorreu na última quarta-feira (10), às 18h, pelo canal do curso no Youtube, sob mediação da professora Ana Vianna.

A Teoria dos Grafos é um ramo da matemática que estuda as relações entre pontos e pode ser usada como forma de resolver problemas da sociedade. Santos afirmou que, apesar de importante, o estudo na área ainda não tem tanto espaço nas salas de aula das graduações brasileiras na área de Sistemas de Informação. “É um assunto extenso, aprendemos durante o mestrado por um semestre inteiro e ainda assim é corrido”, afirmou o professor sobre a pequena introdução possível acerca do tema em uma hora de live.

“Conhecimento só faz sentido quando conseguimos mudar a qualidade de vida das pessoas”
(Marcos Santos)

Santos indica o uso do método para diversos estudos, na produção de artigos e em pesquisa para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Ele afirma que os alunos orientados por eles utilizam a teoria para entender fenômenos sociais. Um de suas alunas, por exemplo, aplicou na avaliação de entrosamento entre alunos da educação infantil. A criação de um grafo e a avaliação deste corretamente poderia informar se em uma sala de aula há alunos mais isolados e alunos com mais amizades, mais populares, e buscar alternativas para mesclar os grupos de forma que todas as crianças interajam entre si. 

Idealizador do software SADEMON, desenvolvido em parceria com outros pesquisadores, Santos disse buscar sempre meios de aplicar métodos para tomada de decisão no dia a dia de pessoas, além de afirmar que o conhecimento precisa ser compartilhado. “Conhecimento só faz sentido quando conseguimos mudar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o professor sobre o uso do método SADEMON para solucionar questões do cotidiano.

Marcos Santos dividiu ainda, ao fim da live, seu ponto de vista sobre o ensino de disciplinas exatas e enfatizou a importância de mostrar aos alunos a aplicação prática e cotidiana dos modelos matemáticos. “Não adianta mais o aluno decorar uma coisa e não saber para que serve. Nosso objetivo é resolver problemas reais da sociedade”.

Assista a palestra completa

Ana Clara de Jesus Serafim, 6° período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: