Um livro que conta ainda mais do que uma história fictícia

Que nunca é tarde para começar a estudar, nós já sabemos! E foi isso que aconteceu com Inez de Paula, de 48 anos. Ainda sem formação superior, a decisão de estudar para concurso público fez com que ela se apaixonasse pela nova reforma ortográfica e escolhesse ir para a área da educação. Ao longo do curso, o gosto por literatura infantil foi crescendo e mais uma ideia surgiu: Escrever seu primeiro livro. Começar a faculdade foi de suma importância, e para que a experiência fosse ainda melhor, prestou vestibular com uma de suas filhas. Assim, iniciaram o curso de Pedagogia na Universidade Veiga de Almeida.

Ao longo das aulas na faculdade, ela descobriu adoração pela parte histórica, decidindo fazer também um curso de contação de história. Em uma disciplina de pedagogia, uma das tarefas foi a crição de um projeto e a escolha de Inez foi ser contadora de seu livro em escolas infantis. A junção dos recortes do livro escrito deu como resultado a criação de uma história que chamasse à atenção das crianças para a preservação do meio ambiente, por ser uma ação importante que muitos não realizam e nada como um aprendizado para ampliar os olhares para o tema.

Com seu primeiro livro em mãos, Inez percorreu escolas para poder divulgar e tentar conscientizar a todos sobre a importância do cuidado e preservação das espécies, sempre focando o público infantil, “O livro é uma porta para chamar as crianças para esse universo”, afirma.

Todo seu trabalho é pensado e estudado antes de ser posto em prática. Além da teoria, toda a bagagem pessoal de Inez fez a diferença e conta para a vida atual dela. Cursou Desenvolvimento Profissional em Educação Infantil na Fiocruz e está concluindo a graduação em Pedagogia. Já atuante há cinco anos em uma ONG como contadora de história, visita hospitais para ler nas enfermarias infantis e ainda trabalha como assistente de alfabetização e letramento, também sua fonte de pesquisa na universidade.

Apesar de todo o trabalho, a vontade de fazer mais continua na vida de Inez. Apesar de já ter seu primeiro livro, ficou muito tempo em busca de uma editora para conseguir uma remessa inicial de seu trabalho, mas devido ao alto custo, não foi fácil conseguir um acordo. Através da sua participação no coletivo Juntos e Misturados, conheceu a ilustradora que a ajudaria em seu projeto. Depois de conversar com quatro editoras, conseguiu fechar com uma em São Paulo, e o processo de edição levou ao todo meio ano. Sua publicação é independente, dificultando um pouco mais a divulgação, o que a leva a mais uma vontade, poder expor seu projeto em plataformas online. Inez já tentou uma crowdfunding, ou seja, uma vaquinha online para projetos que precisam de recursos financeiros para darem continuidade.  Apesar de não ter tido tanto sucesso com o financiamento coletivo, ela ainda percorre o sonho de imprimir seus exemplares para continuar seu trabalho.

O que Inez faz hoje é mais do que contar sua narrativa. “Uma delícia sujar as mãos de terra?”, nome de seu livro, leva para as crianças uma maneira de enxergar de outra perspectiva a relação do humano com a natureza. Isso se deu a partir da perseverança, estudo e relação com sua família, baseado em um desejo pela pedagogia, que fez com que a aluna conseguisse impactar diversas pessoas, desde crianças pequenas até aqueles que a ajudaram, como foi o caso da ilustradora. E essa é uma história da futura pedadoga, que mostra que não é tarde para começar algo novo, ainda que os obstáculos no caminho apareçam.

Inez de Paula estará participando de um evento na UVA – campus Tijuca, no dia 02 de outubro, às 12h45, na sala 228 do bloco A, onde irá fazer o que tanto gosta: a contação do seu livro para crianças, em comemoração do Dia das Crianças.

Laboratório de Comunicação Interna, Anna Beatriz Ferreira, 6º período do curso de Jornalismo e Jéssica Dantas, 8º período do curso de Publicidade e Propaganda, Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: