Uso do HYSPLIT é tema da segunda palestra da Semana do Meio Ambiente da UVA

Evento terá três semanas de duração e está disponível online

 

A segunda palestra da Semana do Meio Ambiente (SEMA) da Universidade Veiga de Almeida, que acontece de 18 de maio a 6 de junho  foi com a doutora em físico-química com especialização em cinética química e transferência de energia, Graciela Arbilla, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Naturalizada brasileira, ela nasceu em Santa Cruz, uma província da Patagônia, na Argentina, e estudou na Universidade Nacional de Córdoba.

A palestra explicou o uso do HYSPLIT, um programa de computador que calcula trajetórias de parcelas aéreas e deposição ou dispersão de poluentes atmosféricos. Outros aplicativos foram apresentados para efeito de comparação. Além disso, os alunos puderam observar como é calculado e as visualizações disponíveis. Uma das referências usadas por Graciela foi a dispersão da fumaça do incêndio florestal na Amazônia, no ano passado, apontando como ficou o ar dos estados vizinhos e o que gerou o escurecimento do céu em São Paulo. 

Devido à pandemia, a SEMA está acontecendo online pelo Zoom e pela Sympla, o que permitiu expandir o evento pelas próximas três semanas. A organização teve alguns desafios. Foi preciso encontrar uma plataforma que desse conta da realização e do controle de acesso para emissão dos certificados. Temas caros à sociedade serão abordados pelas palestras, como saúde mental para enfrentar o momento atual e como lidar com o home office e a ansiedade. “Nesse contexto, também buscamos trazer como a temática ambiental é importante para o psicológico”, afirma a aluna Beatriz César, da Comissão Organizadora. 

A proporção do evento foi maior do que a imaginada pela equipe. Há participantes de todo o Brasil. “Nós tivemos a presença de pessoas do Norte, Nordeste, Minas Gerais e outros lugares do Sudeste também. Não imaginamos que teríamos essa visibilidade toda. Está sendo muito bom”. Isto fez com que a organização repensasse os sorteios de brindes que estavam programados. “Conseguimos fazer pelo instagram, mas, infelizmente, tivemos que limitar para quem vive no município do Rio de Janeiro, porque não queremos de forma alguma que as pessoas saiam do isolamento social. Então, firmamos uma parceria para termos um motoboy e fazermos as entregas”. 

A comissão pensou muito em organizar um evento que não fosse maçante para os alunos. O apoio da coordenação e do corpo docente do curso de Engenharia Ambiental foi fundamental. As palestras concluídas já estão disponíveis para os inscritos. 

 

Luiza Almeida, 6º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: