UVA ganha MídiaLab

O laboratório inicia as atividades abrigando projetos de Jornalismo e Publicidade no Campus Tijuca. Objetivo é desenvolver projetos multi e transdisciplinares em pesquisa, inovação e empreendedorismo

 

Um espaço para desenvolvimento e integração de projetos. Foi com esse intuito que as coordenações dos cursos de Jornalismo de Publicidade e Propaganda do campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA) propuseram o MídiaLab. Com o apoio da reitoria e da direção do campus, a inauguração aconteceu na última segunda (9/9) e contou com a presença dos coordenadores e professores dos cursos de comunicação, além os alunos participantes dos projetos abrigados no laboratório, em evento produzido pelos estudantes em prática profissional no Laboratório de Promoção e Eventos. Trata-se de uma iniciativa inédita entre universidades privadas no Rio de Janeiro, inspirada em laboratórios internacionais.

 

Contando atualmente com 10 computadores e infraestrutura para os alunos que fazem prática profissional e estágio supervisionado, o MídiaLab terá projetos divididos em três núcleos: inovação, sob responsabilidade do Jornalismo; pesquisa, começando pelos projetos de iniciação científica na área da Comunicação e, ainda, pelos grupos de pesquisa que deram origem ao projeto de mestrado profissional em Comunicação e Inovação, submetido à Capes; e empreendedorismo, sob responsabilidade da Publicidade.  O espaço também é a nova casa da Agência de Comunicação Institucional (AgeCom) — responsável pelos portais UVA EM FOCO e JOTAUVA, do Jornalismo, e do Núcleo de Pesquisa em Publicidade e Propaganda (NUPp), sob gestão da professora Michele Cruz. Também estão em construção parcerias com mais cursos para a realização de projetos extensionistas que gerem inovações e desafios, no estilo hackathon. 

A coordenadora de Publicidade e Propaganda afirma que a empregabilidade é um dos focos da Casa da Comunicação e um dos motores para a criação do MídiaLab. “Nós precisamos trabalhar a inovação para gerar empregos, que hoje se dão pelo empreendedorismo”, afirmou Ediana Avelar. Outra função é estimular a criação de projetos independentes dos alunos e apoiar o seu desenvolvimento, dando, ainda, suporte à iniciação profissional no primeiro ano após formados. “A sociedade e o mercado exigem que nós tenhamos um olhar para a inovação na área de jornalismo, para pensar em termos de processos, projetos e produtos que possam contribuir para o bem-estar das pessoas”, ressaltou o professor Luís Bittencourt, coordenador de Jornalismo.

 

O MídiaLab já conta com agenda de mentorias e encontros com profissionais para discussão e orientação de alunos, que começaram logo após a inauguração, com o workshop sobre start-ups ministrado por Diego Minone, aluno de Publicidade da UVA que atua na Pluga, primeiro parceiro oficial para desenvolvimento de projetos. Professores e alunos interessados em conhecer mais sobre a proposta, desenvolvimento de projetos ou agendar atividades em parceria podem ir até o local, aberto diariamente entre 10 e 16h, às segundas, terças e sextas, e de 12 às 17h, às quartas e quintas-feiras, ou enviar um e-mail para as professoras com projetos abrigados no local, cecilia.seabra@uva.br e michele.vieira@uva.br.

 

Por João Henrique Oliveira, 6º período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: