UVA INICIA ANO LETIVO

Reitora dá boas-vindas aos alunos e fala das novidades no campus

 

No primeiro dia de aula de 2020.1 da Universidade Veiga de Almeida, os veteranos se surpreenderam com algumas mudanças no Campus Tijuca. Durante as férias, a unidade estava em obra para reparar banheiros, laboratórios, salas e espaços de convivência. Além disso, aconteceram mudanças no modelo de avaliação de nota. 

Para a Reitora da Universidade Veiga de Almeida, professora Beatriz Balena, uma instituição de ensino não pode se preocupar somente com os currículos e professores qualificados. É preciso, também, estar atento para a infraestrutura do espaço. “A reforma foi pensada para o estudante. O aluno precisa, aqui dentro, ter um acolhimento total. Quando falamos de experiência, estamos querendo dizer que ela começa quando colocamos o pé no local. E isso está ligado, de certa forma, com as áreas de convivência”.

A obra teve o intuito de reformar os espaços da universidade para trazer mais conforto aos alunos e, assim, recebê-los da melhor forma. “Para nós é importante que o estudante nos veja como um lugar que o acolhe. Ou seja, um local em que se pode estudar, relaxar e, sobretudo, uma ponte entre o trabalho e o estudo”, comenta a Reitora. 

A principal mudança na infraestrutura do Campus está na renovação dos banheiros em todos os andares. Mas além disso, foi construído um laboratório de hidráulica, que poderá ser utilizado por todos os cursos, não só os de Engenharia. E foram colocados, também, bancos e tomadas para carregar celular nos espaços de convivência. Por fim, salas de todo o terceiro piso foram reparadas. Mais reformas serão feitas ao longo do ano para que ocorra uma revisão na universidade. 

Cíntia Almeida, aluna do 7° período de Jornalismo, ficou surpresa com as alterações e achou que as modificações se tornaram uma boa campanha de boas-vindas aos alunos. “Eu achei que o banheiro ficou bem melhor. A cor branca na parede faz parecer que está sempre limpo. Fiquei muito feliz por ver a melhora na minha faculdade. Merecemos ter tudo em alta qualidade, inclusive os banheiros”.

Mas não foram feitas apenas modificações na estrutura. O sistema de avaliação da A1 (primeira nota do semestre) mudou. Agora a nota é composta por trabalhos individuais, em grupo e uma autoavaliação do aluno. Para a Reitora Beatriz Balena, a alteração foi feita com o intuito de tirar o peso que a primeira prova tinha. “A nota é composta por prova e mais algumas atividades em sala de aula. O novo metódo da A1 veio em benefício do estudante. O objetivo é fazer com que ele não perca uma disciplina inteira só porque não foi bem logo no começo”.

Para a reitora, o novo sistema valoriza o aprendizado que o aluno adquiriu em sala de aula e renova a antiga fórmula em que o professor é o único que fala e o aluno escuta de forma passiva. “A gente quer valorizar o estudante que é maker, o que faz. Nós treinamos os nossos professores para aprender as diversas formas de avaliar o trabalho do aluno”, conta Beatriz Balena. 

O semestre começou cheio de novidades que visam melhorar o convívio e a experiência dos alunos para que eles consigam extrair, da melhor forma, todo aprendizado para se tornar um ótimo profissional. 

 

Por Fabyane Melo, 7° período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: