UVA marca presença na Bienal

A UVA participou da 18° Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que aconteceu no Riocentro entre 31 de agosto e 10 de setembro, você soube disso? Não? Então a gente te conta! A Universidade Veiga de Almeida teve um stand sensacional, no qual houve divulgação de livros, jogos e até orientação profissional. A professora de marketing, Ediana Avelar, em sua primeira vez como autora na maior feira literária do Brasil, expôs sua obra “O imaginário da formatura: as raízes da cultura bacharelesca na história do Brasil”, que é um estudo com o objetivo de analisar os sentidos do rito da Colação de Grau no Ensino Superior. Por trás do tema abordado existe uma inspiração especial, conta a autora: “Ele é fruto de uma memória pessoal, pois meu pai sonhava muito com o momento da formatura”.

E você pensou que só os professores estavam promovendo seus livros? Está enganado! O aluno de ciências contábeis, Carlos Henrique Ferreira, de 26 anos, também divulgou seu exemplar “Almanaque da Imprensa Cabofriense”, que conta a vivência do autor na área de jornalismo, no qual exerceu várias funções nas emissoras de Cabo Frio, local onde mora. O estudante já foi homenageado na Câmara Municipal de sua cidade pela importância de sua obra! Não é todo dia que vemos isso, não é mesmo? O escritor ressaltou a importância do evento: “Para nós, escritores, é uma oportunidade de divulgar nossos trabalhos e também trocar experiências com outros autores”.

O game realizado no stand agitou os visitantes todos os dias! Era só girar uma roleta, responder à pergunta selecionada e caso acertasse, o prêmio era um fone de ouvido ou uma caneta. E ao preencher uma ficha, ainda existia a possibilidade de ganhar um curso de inglês online por um ano! A aluna de publicidade, Luiza Bastos, conta que foi divertido ter participado dessa ação: “As pessoas gostaram demais. Muitos vieram contar histórias de parentes que estudaram na UVA. Foi uma experiência bacana”.

A orientação profissional ficou por conta da coordenadora de RH, Elisa Jafet, que conversou com os jovens em busca da escolha do curso a ser seguido, tentando entender o perfil de cada um e suas competências. A abordagem buscou saber o conhecimento, hobbies, objetivo e características. O bate-papo tentou extrair o máximo de informação para dar uma ajuda na carreira das pessoas. “A UVA na Bienal é um diferencial. O público do Ensino Médio passa por aqui e o assunto sobre educação e futuro é despertado neles”, conta a orientadora.

Além da participação da UVA, esta edição contou com o maior elenco de autores brasileiros de todos os tempos. Participaram também grandes influencers da atualidade, como: Felipe Neto, Kéfera Buchmann e Larissa Manoela.

Camilla Lemos, Felipe Floriano e Jonathan Assumpção
Estagiários do Laboratório de Comunicação Interna, 6º período
Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: