UVA NO CARNAVAL 2020

Carnavalesco da campeã Viradouro é ex-aluno da pós-graduação da universidade

 

O desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro aconteceu no domingo, dia 23/02, e segunda, dia 24/02. A Unidos do Viradouro participou no primeiro dia com o enredo “Viradouro de Alma Lavada”, contando a história das Ganhadeiras de Itapuã. Depois de 23 anos, a escola conquistou o seu segundo título de campeã do carnaval. E o ex aluno de pós-graduação da Universidade Veiga de Almeida, o carnavalesco Tarcísio Zanon, levou o prêmio junto de seu parceiro Marcus Ferreira. 

Para Tarcísio Zanon, que sempre gostou de artes e de carnaval, a pós-graduação de Figurino e Carnaval trouxe a possibilidade de misturar as duas áreas. “O aprendizado foi enorme. É um curso em que você tem a oportunidade de se expressar artisticamente e ainda ter a avaliação de grandes profissionais do carnaval, do figurino e da televisão”. 

A pós-graduação ajudou o carnavalesco a trabalhar em diversas áreas, o que gerou mais oportunidades no mercado de trabalho. “Não trabalhei somente com o carnaval. Trabalhei, também, com cenografia de teatro e com figurino na televisão. Então, o curso foi um divisor de águas na minha vida profissional porque todo esse aprendizado foi aplicado, naturalmente, após o curso”.

Além disso, para Tarcísio Zanon, o curso foi importante, pois deu a possibilidade de fazer network com profissionais ligados diretamente ao carnaval, como Milton cunha, Helena Theodoro e Jack Vasconcelos, abrindo oportunidade do carnavalesco estagiar na Estácio de Sá, em 2014. 

Mas todo esse aprendizado fez com que Tarcísio Zanon conseguisse realizar seu sonho de ganhar e se tornar um carnavalesco da Viradouro. Sonho esse que nasceu após ele ter assistido ao enredo da escola, “Trevas! Luz! A explosão do Universo”, em 1997, quando tinha nove anos. “Ganhar com a Viradouro me traz toda uma memória afetiva, já que Niterói foi o primeiro lugar que morei no Rio de Janeiro, porque sou do interior de Cantagalo. Além disso, ela foi a escola que me deixou apaixonado por carnaval”.

Para o Coordenador da pós-graduação de Figurino e Carnaval, Edson Klayton, escolher essa especialização é importante para quem deseja trabalhar no meio, já que o carnaval está sofrendo mudanças no financiamento e no modo de produção, sendo necessário estar sempre atualizado. “A Lei Rouanet facilita a captação de verbas para realização deste espetáculo. Por isso, o aluno, formado na área, consegue emitir recibos profissionais que são importantes para a prestação de contas ao governo federal”.

O aluno que escolher fazer a pós-graduação de Figurino e Carnaval aprenderá sobre a produção de um figurino e a melhor forma de construir uma narrativa para desenvolver um enredo de carnaval. Tudo isso com a ajuda de professores renomados no mercado que mostrarão como trabalhar estas técnicas.

 

Por Fabyane Melo, 7° período 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: