V Mostra de Publicidade UVA acontece no canal CasaCom Conecta

Na terça-feira (10) foi o primeiro dia da V Mostra de Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida, que aconteceu pelo canal CasaCom Conecta. Esta é uma iniciativa do curso de Publicidade e Propaganda do Campus Tijuca, que este ano completa 25 anos e é coordenado pela professora Ediana Avelar. O evento foi organizado pelos alunos da disciplina de Prática Profissional em Publicidade e pelos estagiários do Laboratório de Promoção, Eventos e Live Marketing, sob a orientação da professora Ana Cristina Rosado. Este ano foi lançado o reality show de publicidade, em que os cinco melhores trabalhos inscritos receberam uma mentoria criativa e gratuita com profissionais do mercado. Participaram da abertura Martha Gabriel e  Helena Bertho, Head de Comunicação, Sustentabilidade e Diversidade na L’Oréal. 

  O evento começou com a transmissão de um vídeo gravado por Martha Gabriel especialmente para a Mostra de Publicidade. Ela é CEO da Martha Gabriel Consultoria, e autora dos best-sellers “Marketing na era digital”, “Educar: a evolução digital na educação” e “Você, eu e os robôs”. Além disso, é engenheira pós-graduada em marketing e design e mestre e Ph.D. em artes pela ECA-USP. Também é professora de pós-graduação na PUC de São Paulo. Martha Gabriel explicou como o conhecimento está aumentando cada vez mais todos os dias, em um ritmo muito mais acelerado se comparado a outros tempos da história da humanidade. Segundo ela, isso requer que todos sejam ágeis para lidar com tantas mudanças contínuas.

  A palestrante explicou que as transformações acontecem em todas as áreas, não apenas na publicidade. O público, segundo explicou Martha Gabriel, está extremamente sobrecarregado com tantos conteúdos publicados nas redes e usa, atualmente, diversas plataformas simultaneamente. Por isso, ela explicou que há estudos que indicam que o tempo gasto por uma pessoa para prestar atenção em algo é cada vez menor, e as empresas têm um tempo reduzido para conseguiram chamar e prender a atenção dos indivíduos em seus conteúdos online. Além disso, ela explicitou que a dependência do homem em relação à tecnologia aumentou, o que gera uma espécie de forte simbiose entre ambos.

  Martha Gabriel também elucidou que a multiplicidade de plataformas e suas respectivas especificidades exigem que as empresas adaptem o seu conteúdo para cada uma delas, pois é diferente produzir para o Facebook, Instagram, Twitter ou Tik Tok. Por isso, o planejamento de conteúdo, segundo ela, para que seja uma experiência agradável, interessante e atrativa para o público, precisa ser feito em função das características de cada dispositivo.

  Após as explanações de Martha Gabriel, a V Mostra de Publicidade também contou com a participação de Helena Bertho.  A publicitária falou sobre “Inovação e Reinvenção na Publicidade”. Ela contou, durante a transmissão do evento, que percebia, na época em que estava na faculdade, a publicidade muito distante de sua realidade, pois não se sentia representada. Em seu período universitário, ela questionava o tempo inteiro o motivo pelo qual não havia negros na televisão, e por que, quando havia, eram subalternizadas. Por isso, ela disse que não quer ser uma das poucas mulheres negras nos espaços de decisão. Helena  quer lutar para garantir que outras também tenham as mesmas oportunidades. 

   A profissional contou que vem de uma formação em comunicação mais antiga, que durante muito tempo ignorou as vozes das minorias. Segundo ela, o papel dos publicitários é criar representações sociais ou reforçá-las. Por isso, deixou o questionamento: “O nosso trabalho é feito em cima de estereótipos que excluem ou é sobre todas as pessoas, dando voz a todo mundo?”. Portanto, para Helena, a publicidade precisa ser mais humana, sustentável e defensora da igualdade.“Nós somos as pessoas do Storytelling, nós somos aqueles que estão construindo histórias e dizendo para as pessoas o que é legal e o que não é, o que é bonito e o que é feio”, disse. 

  Após as explanações de Helena Bertho, a transmissão terminou com a publicitária respondendo às perguntas dos ouvintes. A V Mostra de Publicidade UVA é gratuita, e acontecerá de 10 a 12 de novembro, das 10h às 21h, via Youtube, no Canal da CasaCom Conecta.

Letícia Montilla da Silva Braga, 8° período 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: