Vice-presidente da WMcCann encerra a V Mostra de Publicidade da UVA

A última live da V Mostra de Publicidade da Universidade Veiga de Almeida ocorreu na última quinta-feira, dia 12, e pra fechar com chave de ouro a professora Cecília Seabra mediou uma conversa com Márcio Borges que é o vice-presidente executivo da agência WMcCann e diretor geral no Rio de Janeiro.

A palestra com o tema “A disrupção da publicidade na pandemia” foi iniciada com o convidado dando um panorama de como estava o cenário da WMcCann no fim de 2019 e começo de 2020. “A gente veio de um 2019 espetacular, com várias campanhas bem avaliadas então começamos o ano muito bem. Até que em março começou a pandemia e tiveram diversas mudanças internas da agência como mandar todo o pessoal da empresa para o home office.”

Márcio Borges seguiu a conversa ao contar para os espectadores toda a dinâmica dos negócios da agência, já que demanda do consumidor mudou uma vez que todos estavam em casa isolados. “A gente tinha o cliente Lojas Americanas que é E-commerce demandando muito da gente, e por outro lado tinha cliente como a Latam, que de uma hora para a outra a demanda foi ao chão”. Ele explicou também que todos os setores foram impactados de alguma forma, seja para o bem ou para o mal, obrigando todos darem um “reset” e se adaptarem. 

Ele enfatizou que durante esse período replanejar nunca foi tão importante, porque tudo que já estava acertado não seria cumprido. “Tudo isso foi feito num novo ambiente em que ninguém tinha resposta, num cenário que você não consegue prever a horizontalidade de tempo.” Além disso, ele também expôs que no momento atual criar significado nunca foi tão importante e explicou para os alunos o processo chamado “Truth 2 Meaning”, que é utilizado pelo Grupo McCann para criar significado. 

O convidado continuou a live contando quais as mudanças que a agência teve que pôr em prática e como foi a produção de peças publicitárias durante o período de pandemia de Coronavírus e, após terminar a sua palestra, a mediadora  Cecília Seabra começou a fazer as perguntas que os alunos mandavam pelo bate-papo da live e que foram divididas em três blocos. Márcio respondeu perguntas sobre o papel da publicidade num momento de ressignificação do consumo, como foi a relação da agência com o funcionário, além disso ele também tirou dúvidas sobre as ações da Lojas Americanas durante o Big Brother Brasil 2020 e explicou a diferença entre diretor de arte e diretor de criação. Por fim, Márcio Borges dividiu com os espectadores qual foi a lição que a WMcCann conseguiu aprender com as dificuldades que estão superando durante a pandemia.

 

Amanda Ramos, 6º período

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