Você está fazendo certo?

Aprender inglês, espanhol, francês, japonês, coreano… Quem não quer aprender uma nova língua?! Nova Iorque, Paris, Hong Kong… É realmente maravilhoso ter a sensação de poder ir a qualquer lugar do mundo e se comunicar bem com todas as pessoas.
Mas, e você? Você já se comunica bem com as pessoas do seu próprio país?! Não, não. Não seguirei o raciocínio da frase clichê “não sabe nem falar português e quer aprender outro idioma”. Nós caminharemos no sentido oposto disso.
“Tá”, “Tô”, “Cê”, “Cadê”, são algumas das abreviações que utilizamos diariamente, seja falando ou escrevendo, para dizermos, respectivamente, “Está”, “Estou”, “Você”, “Onde está”. Agora, me diga onde tá o problema? Cadê?! Exatamente, em nenhum lugar.
Quando nos dedicamos a aprender um novo idioma, queremos parecer o mais natural possível, como se quase fôssemos nativos do tal país e, para isso, o que nos são apresentados? As gírias! As abreviações! E não reclamamos disso, né?
É comum ouvirmos um americano dizer “Ya” em vez de “You”, “Wanna” em vez de “Want to”, “Cause” ou “Cos” ou “Cuz” em vez de “Because”, e não achamos ruim, pelo contrário, soa até divertido. Então, por que se enfurecer com aquele seu amigo que diz “Cê vai…” pra cá “Cê sabe…” pra lá “Cê foi…” pro outro lado, quando todas as línguas têm as suas particularidades e as suas facilidades na hora da comunicação?
Não exalte os atalhos de outros idiomas ao mesmo tempo que menospreza o seu, porque, se você valoriza o que tá fora, mas não valoriza o que tá do seu lado… Cê tá fazendo errado.
 
Linguagem, Sociedade e Educação, Nathalia Abreu, 1º período, Curso de Letras – Português/ Inglês, Universidade Veiga de Almeida

9 thoughts on “Você está fazendo certo?

  1. Nunca tinha parado para pensar por esse lado, realmente faz todo sentido. Julgamos muito o nosso dialeto ou de algumas regiões e acabamos esquecendo que isso é feito por todo o mundo. Adorei a matéria!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: