Webinar propõe debate sobre a geopolítica do conflito Rússia X Ucrânia

“História & comunicação: possíveis consequências para o conflito Rússia X Ucrânia” é o tema da aula inaugural dos cursos de Jornalismo, História e Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida, marcada para o dia 23 de março às 19h. O bate-papo será com a jornalista e coordenadora de conteúdo da CNN Brasil, Thayana de Araújo Vianna Ramos; o fotógrafo Bruno Itan e a participação especial do professor do curso de História da UVA, Giovanni Codeça. A transmissão, com mediação da jornalista Regiane Jesus, será pelo canal CasaCom Conecta no Youtube.

O fotógrafo Bruno Itan vem com o olhar do registro de imagens sobre a guerra (Foto: arquivo pessoal/divulgação)

Há mais de 20 dias, emissoras de TV, de rádio e meios digitais trazem informações sobre o andamento de uma guerra que já matou 12 mil soldados e levou milhares de pessoas a saírem de casa e buscar refúgio em países vizinhos, entre elas, mais de um milhão de crianças. Não tem como deixar o assunto fora das universidades e o debate é emergente, principalmente nos campos das Ciências Sociais.

Mediado pela jornalista Regiane Jesus, que atuou como produtora executiva da Rádio Globo por 12 anos e, atualmente, é repórter do Caderno Tijuca e Zona Norte, de O Globo, o debate busca refletir sobre as sequelas que a invasão da Rússia na Ucrânia, iniciada em fevereiro deste ano, pode deixar na economia, na política e na segurança. O professor e coordenador do curso de História da UVA, Giovanni Codeça, fará uma participação especial para trazer mais informações ao debate.

A jornalista Thayana traz a experiência de cobertura de grandes acontecimentos (Foto: arquivo pessoal)
Já tendo passado por grandes coberturas de casos que tomaram a mídia brasileira, como a Lava Jato e a prisão do goleiro Bruno, a jornalista e coordenadora de conteúdo da CNN Brasil, Thayana de Araújo Vianna Ramos, trará o olhar de uma grande rede de informações sobre a guerra, buscando esclarecer os processos jornalísticos existentes nesses tipos de acontecimentos e passar as experiências vividas dentro da redação.

Com relação ao registro de imagens, o fotógrafo Bruno Itan vem com a bagagem da documentação do cotidiano das favelas cariocas, como o Complexo do Alemão e o Jacarezinho, mergulhadas em constantes conflitos urbanos. Atualmente, a frente da agência Olhar Complexo, Itan tem se dedicado a refletir sobre essa ponte entre o dia a dia desses espaços e a guerra entre Ucrânia e Rússia.

Além de entender as causas e consequências do conflito, o público poderá receber certificado de participação, com seis horas de Atividades Complementares (AC). Para isso, é necessário a inscrição do evento no Sympla e a confirmação da presença por meio do preenchimento do formulário disponibilizado durante a transmissão. O evento é gratuito.

Inscrições pelo Sympla

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: