Cerimonial e Etiqueta são os temas da live do curso de Turismo

Na sexta- feira (4), aconteceu a live “Cerimonial e etiquetas: experiências sociais e profissionais”. O evento virtual foi organizado pelos alunos da disciplina Protocolo Cerimonial de Etiquetas do curso de Turismo da Universidade Veiga de Almeida, com a orientação da professora Cristiane Costa Esteves.  A mediação ficou por conta da Rebecca Gomes. 

 O projeto contou com a participação de trinta alunos, em que cada um ficou responsável pela realização e  planejamento do evento. Logo após a abertura do live, a coordenadora do curso, Selma Azevedo, agradeceu pela participação de todos os alunos e palestrantes envolvidos e desejou muito sucesso a todos. 

 Angela Pimentel foi a primeira convidada da live. Ela começou a sua carreira profissional nos anos oitenta como consultora de etiqueta e até hoje continua ministrando cursos de boas maneiras. Durante a sua apresentação, Angela fez uma comparação entre a forma como a mesa era posta no século XVII e como ela é vista nos dias de hoje, não deixando de abordar um pouco sobre as regras de etiquetas, boas maneiras e desenvolvimento pessoal. “As regras de etiqueta podem ser entendidas como um conjunto de princípios ou normas que denotam boa educação e bom comportamento. Estas regras definem boas maneiras e bons costumes, tornando a vida cotidiana mais harmoniosa e servindo como um indicador de civilidade”, destacou. 

 Durante a live e de forma prática, Angela mostrou cuidadosamente como utilizar um guardanapo, e como colocá-lo ao colo com toda elegância e postura. Além de ter dito que, na hora do manuseio, é preciso usar sempre a parte interna dele. Angela contou também que nem todo o ritual de um evento terá um menu. Porém, quando tiver, é necessário sempre colocá-lo ao lado esquerdo. E durante esse momento de pandemia não pode faltar um “saquinho” para guardar a máscara. Já o posicionamento das taças, de acordo com a profissional de etiqueta, são: água, vinho e um para espumante, na ordem. Angela acrescentou que a importância de saber  a louça que será utilizada, o local indicado e o lugar que o convidado vai sentar. 

 A necessidade do homem de viver em sociedade no convívio social é uma questão de bom senso. Ela se adequa ao passar dos anos, de acordo com cada século. “A nossa comunicação está tão rápida que temos condições de elaborarmos tantas coisas de uma maneira tão prática. Quando comecei a administrar os meus cursos, eles duravam três meses, era outro perfil. Hoje o curso em sala, com suporte que agrega e com o livro de Angela Pimentel, dura seis horas”, comentou Angela.

 Walter Santos foi o segundo convidados da live. Ele abordou os temas sobre cerimoniais de luxo, decoração e inovação. O produtor de eventos sociais e moda, participou de festas de gala em todo o Brasil, produziu, para o consulado Britânico, a festa de comemoração do aniversário da rainha Elizabeth II e fez parte da equipe cerimonial do papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude em 2013. Walter trabalha no mercado cerimonial de luxo há quase vinte anos, começou fazendo casamento e hoje atua com produção de eventos de luxo. “Normalmente quando se fala em luxo, se pensa em ostentação, mas não é isso. Os valores mudaram. Já fiz um casamento de luxo para quinze convidados, e foi o melhor casamento que já fiz. O luxo está nos detalhes e nas experiências. Está, também, no passar segurança e na tentativa de oferecer, no mínimo, a excelência”, comenta o produtor.

 Walter continuou sua troca de experiência na live e abordou os principais pontos para um evento dar certo. Sendo assim, para ele a apresentação do evento tem que ser muito bem organizado, já que é um novo conceito para o mercado de luxo. Além disso, ele também comentou qualidades necessárias em um profissional dessa área. Ou seja, para Walter, para ser um bom profissional na cerimônia religiosa é preciso ter, no mínimo, experiência na litúrgica. Caso não tenha, é necessário buscar especialização.  “Eu trabalhei com a equipe do cerimonial do Papa Francisco porque eu tinha uma formação como cerimonialista, já que fiz liturgia e já tinha ido a outras jornadas. Fazer um cerimonial religioso foi uma experiência incrível”. 

Ao final da palestra, o produtor disse que, para quem tiver interesse em começar a trabalhar com o cerimonial de luxo o mais importante é estudar sobre as marcas, o público, e ser apaixonado pelo que deseja  fazer. Além disso, ele divulgou o seu curso de etiquetas, comportamentos e estilo que fica localizado no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O foco principal do projeto hoje está na construção da imagem em tempos de pandemia.

Link para live

 

Daniella Sousa, 7º Período

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: