Dicas para quem deseja melhorar o português

Apesar da disputa “Humanas x Exatas”, poucas pessoas dão a importância necessária para a lingua portuguesa. Além de ser fundamental em qualquer área de atuação, o português pode te eliminar de uma vaga incrível ou te contratar no momento da entrevista.

Quando você desenvolve sua competência comunicativa, você se sente mais confortável para empregar a língua em vários contextos diferentes. Tatiane Ribeiro, professora de Nivelamento de Português na UVA, afirma que ao aplicar os mecanismos linguísticos e textuais, você percebe um resultado satisfatório. “Nas avaliações, por exemplo, terá um olhar mais atento ao comando dos verbos e também identificará o objetivo da questão.”

Apesar de não existir dados que comprovem os erros mais frequentes no português, Tatiane menciona que, em sua experiência como professora, alguns erros aparecem mais que outros, por ineficiência na educação básica. Dá uma olhada na lista e veja se você comete algum deles:

– Problemas de interpretação ao que foi solicitado no enunciado

– Troca de parônimos (exemplo: ratificar/retificar)

– Emprego do verbo “fazer”

– Dúvidas sobre: ao encontro de/ao encontro a? Onde ou aonde? Senão ou se não?

– Falta de clareza e objetividade

– Seleção de vocábulos que não estão em consonância com o gênero textual

Se identificou com algum dos itens citados? Que tal corrigir isso? A professora deu três dicas muito importantes para quem deseja melhorar e corrigir esses deslizes!

1. PRATIQUE!

Você sabe português. Nasceu no Brasil! Agora, você pode aprimorá-lo. Assim que aprende a andar de bicicleta, sente um desiquilíbrio. Quando aprende a dirigir, comete umas distrações. Tudo muito novo! A prática é primordial. Na nossa língua, exatamente igual. Então, é só praticar!

2. LEIA E ESCREVA BASTANTE

Você precisa ler e escrever. Parece repetitivo, mas funciona assim. Para isso, amplie o horizonte: você deve escrever nas redes sociais, você deve escrever um relatório, você deve escrever uma resenha, você deve escrever para o namorado (a). Repetitivo; eu sei! Escrever é um hábito. E o mais importante: para cada gênero, uma escrita. Você pode ler sobre tudo também. Leia muito,

no entanto, aumente o grau de complexidade. O texto é complexo? Leia e repita o processo mil vezes, ou seja, até compreendê-lo. Paciência!

3. APRENDA A CONSULTAR!

Consultar significa pedir parecer, examinar, observar. Portanto, consulte um dicionário. E uma gramática também. Alguns desvios podem ser solucionados facilmente. Dominar a estrutura da sua própria língua e manejá-la eficazmente significa defender pontos de vista, estabelecer relações interpessoais e motivar outros.

Agora ficou super fácil, viu? Se você seguir essas dicas, é capaz até de virar aquele amigo que fica no pé e corrige todo mundo!

Laboratório de Comunicação Interna, Camilla Lemos, 7º período do curso de Jornalismo, Universidade Veiga de Almeida, campus Tijuca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: