UVA recebe Mostra de Publicidade focada na Geração Z

A Geração Z é conhecida e definida por ser a que nasceu na era digital, ou seja, por volta de 1995. Desde pequenos, as pessoas dessa geração já são familiarizados com todos os tipos de tecnologias. Não sabem da existência do mundo sem os computadores, celulares, tablets e a própria internet. E compreendem muito fácil o funcionamento de qualquer tecnologia nova. “Tudo está em movimento para esse jovem”, comenta Ediana Avelar, coordenadora do curso de Publicidade da Universidade Veiga de Almeida, campus tijuca.

 

Essas pessoas quebram e contestam todos os estereótipos no mundo. Não se importam com definições de gênero, idade ou classe. Muito pelo contrário, elas lutam por isso. Mas, ao mesmo tempo, aceitam a individualidade e entendem a diferença. Por isso, o curso de publicidade trouxe a geração Z para o centro da IV Mostra de Publicidade, que aconteceu dias 4 e 5 de novembro com o tema Empregabilidade Z. As palestras giraram em torno de áreas nas quais os estudantes podem atuar, novas carreiras e possibilidades de empreender na comunicação. 

A digital Influencer, Juliana Muniz, estudante do curso, possui mais de 30 mil seguidores no seu Instagram, mas começou no aplicativo Tik Tok há dois anos. Ela explica como é ser digital influencer, já que é uma profissão recente no mercado. “Consegui migrar meu seguidores de uma plataforma para a outra e hoje consigo fazer parceria com as marcas”. Já para o jornalista, que também é youtuber do canal Estruturando Ideias, Álvaro Fernandes, a área de influencers e produção de conteúdo, por serem muito novas, é muito marginalizada. Ele contou que para seguir essa carreira é necessário estar sempre inovando e pensando em vender o seu conhecimento. “A criação de conteúdo está se profissionalizando, então é preciso que você se atualize sempre”.

 

Para o Digital Strategy do Rock In Rio, Renan Soares, a dificuldade dessa geração no mercado é que todo profissional de comunicação precisa entender como uma empresa funciona em todas as áreas de atuação. “Não se fechem a uma só oportunidade. Hoje, há um mar de oportunidades para seguir”, aconselhou. O mercado em transformação requer que estudantes estejam atentos sempre, como comentou Yuri Alcântara, planejador da Artplan. “Nem o mercado está preparado para tanta mudança”.

Saiba o que rolou nos dois dias da Mostra de Publicidade:

 

No primeiro dia de evento, os alunos puderam assistir à uma palestra chamada Upload de ideias, que contou com a presença de Fernando Quintela, da agência Action Play, da influenciadora digital Juliana Muniz, além de Renan Soares, da Digital Strategy do Rock in Rio, Yuri Alcântara, da ArtPlan e o youtuber Álvaro Fernandes. 

 

Já na parte da noite, aconteceram três palestras. A primeira foi sobre Gerenciamento de carreiras, seguida pela de Live marketing, com Juliana Braga e Luzia Cabepa, ambas CEOs da Agência Aúna, e a última foi sobre Geração de conteúdo, com a equipe do canal GNT, da GloboSat.

No dia seguinte, o auditório recebeu a palestra Empreendedorismo e mercado de trabalho, com Mayke Alvares, da MAP Branding & Design, Pedro Portugal e Marilene Fernandes, ambos da agência 3AW, e Juliana Scivoletto, da Itabus. Eles apresentaram cases de sucesso e inovação das agências e sua aplicação ao mercado de trabalho. Para Marilene, o publicitário atual precisa ter ousadia para conquistar o público. “Hoje, a gente tem que estar fora da caixa, porque é muito difícil de chamar a atenção dos jovens”, afirmou.

 

Na parte da tarde, o MediaLab recebeu o Desafio UVA de Inovação em Comunicação, em formato Hackaton, e, à noite, o case Rio 2C, maior evento de inovação e tecnologia em comunicação e criatividade, que aconteceu em abril e contou com a participação de alunos da UVA, foi o tema. Para finalizar, ocorreu a entrega do Prêmio Isnard Manso Vieira, para os melhores projetos feitos por estudantes em 13 categorias diferentes.

 

Os vencedores foram:

Originals: Nescafé – Helping workaholics

Social – Projetos e Campanhas: Amigos do Abrigo João Rosa

TCC de Publicidade e Propaganda: Storytelling: A ferramenta da inclusão, A promoção da cerveja artesanal e Wave apoiada na narrativa audiovisual

Produção Radiofônica: Mantonella

Conteúdo Social e Inclusão: ONG Afeto

Websérie: Histórias de um Uber

Fotografia Publicitária: Fotos de mesa de café da manhã

Conteúdo Offline: O golpe

Documentário: Gordo

Videoclipe: Cobertor – Os burgueses

Conteúdo Digital: Biscoito Globo: “Lar do carioca é aqui”

Filme Publicitário: Fala meu neto – iFood

Logomarca de Produtora: Alkimia Filmes

 

Por Fabyene Melo e João Henrique Oliveira, ambos do 6º período. Contribuíram: Fabyane Melo, Karina Figueiredo e Luiza Almeida

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